sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Obama promete continuar ajuda ao Haiti e se reunirá com Bush e Clinton neste sábado


Em seu segundo pronunciamento sobre a situação no Haiti após o grande terremoto de terça-feira (12), o presidente americano, Barack Obama, disse que os Estados Unidos têm uma "responsabilidade especial" em relação ao povo haitiano em meio à "devastação extraordinária" e que a ajuda ao país não vai cessar nos próximos dias.


O terremoto de magnitude 7 pode ter matado entre 50 mil e 100 mil pessoas, segundo estimativa da Organização Pan-americana de Saúde, ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), e o presidente americano disse que "muitos dias difíceis estão à frente".


Obama louvou a colaboração internacional, dizendo que "todo o mundo está com o Haiti", e afirmou que isso não vai diminuir o comprometimento americano com um país "vizinho e irmão". Ele anunciou que se reunirá neste sábado com os ex-presidentes Bill Clinton e George W. Bush, a quem convidou para ajudar no esforço de auxílio e recuperação no Haiti.


O presidente destacou a generosidade dos cidadãos americanos, por terem doado milhões de dólares para o Haiti, e o comprometimento dos soldados e equipes de resgate que foram para Porto Príncipe. Ele repassou aos americanos uma mensagem do presidente haitiano, René Préval: "Do fundo do meu coração, e em nome do povo haitiano, obrigado, obrigado, obrigado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.