Na Calçada da Fama do estádio do Maracanã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral participaram nesta segunda-feira (21/12) da solenidade que eternizou o jornalista João Saldanha. O comentarista esportivo e técnico de futebol foi homenageado com uma estátua em tamanho natural, do escultor e cartunista Ique. A ideia da inauguração do busto foi do jornalista André Iki Siqueira, autor do livro João Saldanha, uma vida em jogo. Ex-jogador do Botafogo, clube que defendeu também como técnico no final da década de 50, João Sem Medo, como era conhecido no mundo do futebol, nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 3 de julho de 1917.
João Saldanha foi o jornalista esportivo mais popular do país nos anos 60 e 70. Na mesma época, ganhou de Waldir Amaral o slogan o comentarista que o Brasil inteiro consagrou. O convite para dirigir a Seleção Brasileira em 1969 veio para que ele resgatasse o prestígio perdido na Copa de 1966, na Inglaterra. O comentarista também participou de importantes momentos políticos do país. João Saldanha faleceu aos 73 anos, em 1990, na Itália.
- Acho que essa homenagem é muito justa por causa da figura política que o João sempre representou na história recente do país e pela relevância do nome que ele tem nos esportes, principalmente no futebol. O João sempre fez parte da história do Maracanã como dirigente da Seleção Brasileira e do Botafogo. A estátua tardou, mas veio com as honras necessárias do presidente Lula e do governador Sérgio Cabral. Toda a família veio prestigiar. Achei muito bonito. Foi merecido - contou João Saldanha, filho do comentarista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.