Mais uma prática muito sem vergonha vem acontecendo no Brasil, que são as chamadas garantias estendidas, que ocorrem quando você compra um eletrodoméstico, ou um equipamento qualquer, numa loja de varejo qualquer. Foi o meu comentário da semana na Central Rádio Fatos, aquele jornalístico que é exibido por mais de 300 emissoras de rádios AM e FM de todo o Brasil.
Como é que funciona? Qual o perigo que tem isto?
Quando você compra o produto, geralmente ele tem alguma garantia DE FÁBRICA que, invariavelmente, é de um ano. Só que as lojas lhe oferecem uma tal GARANTIA ESTENDIDA, de mais um ou dois anos, e você paga por isto, e não é barato.
O grande problema é que muitas lojas só dão aqueles RECIBOS AMARELOS que, com o tempo, desbotam e apagam-se as letras, quando você fica sem documento nenhum, caso o equipamento dê defeito e você tenha que exigir outro equipamento. Os recibos amarelos normalmente se apagam, só que inventaram um papel amarelo, de pior qualidade, bem vagabundo, que se apaga mais rapidamente ainda, principalmente depois de um ano. Você termina ficando sem ter a quem recorrer.
Portanto, se você quiser mesmo fazer uma garantia estendida, que faça, mas exija o documento em papel impresso em impressora laser ou tire cópia, tipo xerox, do tal documento amarelo. Todo cuidado é pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.