terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Maré



Toda a região à margem da Baía de Guanabara caracterizada originalmente por vegetação de manguezal e ocupada por pântanos é conhecida como o conjunto de comunidades da Maré. Ocupados desde a década de 1940 por barracos e por palafitas, os manguezais foram sendo progressivamente aterrados, tanto pela população quanto pelo poder público e o termo “Maré” tem origem no fenômeno natural que afligia os moradores das palafitas, trazendo sujeira e lama.
O bairro Maré foi fundado em 19 de janeiro de 1994 pelo Projeto de Lei nº 2119. Situado entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, é hoje um dos principais espaços da Zona da Leopoldina. A Maré possui cerca de 132 mil habitantes e a população se distribui por cerca de 38 mil domicílios, em 16 comunidades.
Trata-se de um conjunto de favelas que se destaca tanto simbolicamente quanto estrategicamente. Primeiro, por conta de sua localização geográfica, da proximidade com grandes vias e com o aeroporto internacional É também uma comunidade que chama a atenção nas questões relacionadas à segurança pública. Na Maré, está localizado o único batalhão de polícia militar dentro de uma favela. Além disso, nela é possível encontrar grande diversidade de conformações no que diz respeito a favelas: morros, aterros, conjuntos habitacionais, construções de alvenaria e outras mais precárias, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.