terça-feira, 26 de outubro de 2010

PROJETOS E AÇÕES da REDES DA MARÉ
No intuito de promover uma rede de desenvolvimento sustentável na Maré, a Redes busca articular ações e atores sociais comprometidos com a transformação estrutural da comunidade. Para isso, além de fomentar a mobilização comunitária, a Redes produz e difunde conhecimento sobre a favela e desenvolve projetos que visem ao enfrentamento da violência, à promoção da autonomia de atores sociais e à superação de estereótipos acerca dos espaços populares. Esses projetos se dividem em cinco eixos:
Arte e Cultura
A superação das desigualdades passa também pela superação dos estereótipos e pela promoção da diversidade. A Redes da Maré articula condições para estimular a formação de novos atores nas favelas no campo da cultura e para difundir as iniciativas já existentes, com o intuito de colaborar com a construção de uma cidadania plena, plural e participativa.
Comunicação
Uma sociedade mais justa e democrática passa necessariamente por políticas públicas de comunicação voltadas para a promoção dos direitos de todos. Os projetos de Comunicação da Redes da Maré, buscam contribuir com o fortalecimento de modos plurais e cidadãos de comunicação, por meio da criação e difusão de novas representações dos espaços populares e dos indivíduos
Desenvolvimento local
São muitas e profundas as desigualdades territoriais existentes na cidade, por isso os projetos da Redes da Maré buscam contribuir com o desenvolvimento integrado da Maré, que crie condições para a redução da vulnerabilidade social, econômica e ambiental.
Educação
A Redes acredita que é fundamental o fortalecimento do potencial profissional e intelectual existente na Maré, para a elaboração de um projeto duradouro para a comunidade. É nesse sentido que projetos com foco em educação são pensados:
Segurança Pública
A violência que atinge a cidade se manifesta de diferentes maneiras e nos espaços populares, o grau de vitimização, principalmente a letal, se mostra acima da média dos demais territórios. Por isso, a Redes apóia ações e promove iniciativas que sejam pautadas na valorização da vida e que contribuam para políticas de segurança cidadã:

Programa Legítima Defesa: Diálogos sobre Segurança Pública na Maré Colocado como um espaço permanente de reflexão e proposição de políticas e ações de segurança pública com participação ativa dos moradores e instituições da Maré, o Programa Legítima Defesa: Diálogos sobre Segurança Pública na Maré atua em três linhas: formação, mobilização e intervenção.
O objetivo do Programa é, através do diálogo permanente sobre o tema, interferir nas ações de segurança pública e propor ações alternativas nesse campo. Ao longo de 2009 foram realizados diversos encontros com diferentes atores – moradores, associações, ONGs – das 16 comunidades que integram a Maré, que culminaram na realização da I Conferência Livre sobre Segurança Pública da Maré. Foi o primeiro bairro do Rio de Janeiro a realizar uma conferência livre sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.