terça-feira, 22 de dezembro de 2009

22/12/2009 09h55 Vale Social é unificado em Duque de Caxias

Deficientes físicos e doentes crônicos em tratamento, moradores de Duque de Caxias, não precisam mais de dois cartões diferentes para se transportarem gratuitamente pela região. Nesta segunda-feira (21/12), o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, se reuniu com o prefeito de Caxias, José Camilo Zito, na Câmara de Vereadores de Caxias, para assinar o convênio de unificação dos documentos que garantem o acesso aos transportes públicos municipal e estadual, que circulam na cidade. A iniciativa é um importante benefício para deficientes físicos e doentes crônicos que necessitam dos passes para de locomover.

Desde setembro, estado e município trabalham para encontrar uma solução mais eficiente para atender aos caxienses, já que quase 90% dos ônibus que circulam na região são de linhas intermunicipais. Desta forma, até para deslocamento dentro do município, doentes crônicos e deficientes físicos precisavam do Vale Social do estado – que dá direito a embarque gratuito nos ônibus intermunicipais, barcas, trens e metrô.

Graças a esta parceria, por enquanto restrita aos moradores de Duque de Caxias, tanto as pessoas que se tratam no município, como as que precisam se deslocar para outras áreas terão acesso ao benefício concedido pelo estado. Para o secretário Julio Lopes a ação é exemplo importante para os outros municípios do estado.

- Ajustar a concessão do passe às legislações municipais não é uma tarefa fácil. Estamos trabalhando junta à Assembléia Legislativa na intenção de padronizar o passe único em todo o Rio. Estou certo de que esta parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Caxias será uma alavanca motivadora para outras cidades. O Vale Social é um direito concedido por lei, e temos o dever de fazer com que a população possa desfrutar dele de forma digna e com praticidade – afirmou o secretário Julio Lopes.

A Secretaria Municipal de Assistência Social será responsável pelo cadastramento dos requerentes do Vale Social no município. Desde novembro o órgão iniciou o atendimento ao público, no intuito de preparar os funcionários para o atendimento. A equipe do programa Vale Social, administrado pela Secretaria Estadual de Transportes, realizou intenso treinamento fornecendo todas as informações necessárias para que a Secretaria de Assistência Social possa assumir a responsabilidade do cadastramento.

Para Zito, este é um passo fundamental para o aumento do nível de qualidade de vida do cidadão caxiense. Segundo o prefeito, esta parceria com o Governo do Estado é prova de uma gestão estadual séria e comprometida com os interesses da população.

- Isto que estamos celebrando aqui hoje é um verdadeiro marco na história da mobilidade no município de Caxias. Os usuários deste programa, assim como todos os outros cidadãos, merecem que trabalhemos pelo conforto de suas viagens nos transportes públicos. O resultado desta parceria entre a prefeitura e o Estado renderá um salto considerável para a qualidade de vida de quem vive aqui em Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.