sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Afeganistão Talebã divulga vídeo com 'depoimento de soldado americano'


O Talebã divulgou um vídeo que mostra o que seria o depoimento do soldado americano Bowe Robert Bergdahl, capturado no Afeganistão há quase seis meses.

O vídeo não foi checado, mas mostra um homem usando óculos escuros, uniforme e capacete parecidos com os que são usados pelos militares dos Estados Unidos. O homem mostrado no vídeo parece saudável e fala com calma e clareza.

Bergdahl é um paraquedista de 23 anos que foi capturado pelo Talebã no leste do Afeganistão, na província de Paktika, no dia 30 de junho.

Na gravação, Bergdahl dá detalhes que possam o identificar como o posto que ocupava, data e local de nascimento, família e os detalhes de sua tropa. E também faz críticas à ação dos Estados Unidos no Afeganistão.

"Isto vai ser o próximo Vietnã se o povo americano não tomar uma posição e acabar com todo este absurdo", afirma o homem no vídeo.

De acordo com o repórter da BBC Anbarasan Ethirajan, em seguida no vídeo um porta-voz do Talebã exige a libertação de prisioneiros integrantes do movimento em troca do soldado.

Sem data

Ainda não se sabe quando este vídeo foi gravado. Logo depois da captura de Bergdahl, em julho, os insurgentes também divulgaram um outro vídeo do soldado no qual ele afirmava que sentia falta da família e que o povo americano poderia trazer os soldados de volta para casa.

Os militares americanos e as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão ainda não comentaram o vídeo.

De acordo com o Pentágono, o soldado Bergdahl estava no Afeganistão como parte de um regimento de infantaria que originalmente estava baseado no Alasca.

O soldado desapareceu de sua base, que ficava perto da fronteira com o Paquistão, cinco meses depois de chegar ao país.

Em julho, logo depois de seu desaparecimento, a secretária de Estado americana Hillary Clinton afirmou que a captura de Bergdahl era um "insulto" e acrescentou que os militares estavam fazendo tudo o possível para encontrá-lo.

Foi oferecida uma recompensa pelo retorno do soldado.

Bergdahl seria o primeiro soldado americano capturado vivo pelos militantes do Talebã no Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.