quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A3 Sport: um hatch bem temperado

Foto: GUILBER HIDAKAA3 Sport: um hatch bem temperado
Minha adolescência se passou entre o final da década de 90 e o começo do novo milênio. Nesse período, o importado que mais enchia os olhos dos jovens era o Audi A3. O design arrojado, as quatro argolas e o motor 1.8 turbo marcaram o sonho de muitos garotos. Com o tempo, ele se aposentou e outros modelos internacionais ganharam a cena — inclusive a nova geração do A3, mas o modelo de entrada oferece um singelo motor 1.6. Agora, a Audi quer resgatar de vez essa fama e aposta no novo A3 Sport com motor 2.0 turbo de 200 cavalos e preço de R$ 110 mil. A missão, porém, não será fácil, pois terá a dura concorrência do BMW 118i, com 136 cv, vendido a R$ 103 mil.

Autoesporte avaliou o novo hatch. A primeira impressão é bastante satisfatória, mas notamos algumas mudanças em relação aos seus irmãos, a fim de baratear o preço. O teto não é todo preto como nos demais e traz “apenas” um teto-solar elétrico convencional. A traseira desse modelo é bem diferente do Sportback, com lanternas mais altas e que não invadem a tampa traseira. Lembra bastante o modelo da geração anterior, sim, o antigo “sonho de consumo” .


As rodas são um ponto alto. Com aro 17, trazem acabamento na cor grafite, algo em alta entre os fãs de esportivos e personalizados, e vem equipadas com pneus 225/45. Um ponto fraco — ou ponto forte? — está na disponibilidade de apenas duas portas, bom para quem gosta de esportividade, ruim para quem prefere comodidade. O acesso ao banco traseiro é tão confortável quanto entrar em um popular duas portas. O espaço? Bem, é suficiente para rápidos trajetos. Uma viagem por ali deve deixar dores nas costas. Por outro lado, há mimos naturais para um carro nesta faixa de preço, como ar-condicionado digital, revestimento de couro e detalhes em aço escovado.


Prova final


No quesito visual, o A3 Sport não deve ao antecessor dos anos 90. Pelo contrário, é uma boa evolução. Mas a prova final mesmo vem ao volante. A avaliação do carro foi feita em um percurso de 100 km, a maior parte em rodovias. O motor TFSI 2.0 turbo de 200 cv tem torque de 28,5 kgfm e, segundo a marca, leva o hatch aos 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é de 238 km/h. Na cidade, a cavalaria pesada dificilmente tem espaço para se esbaldar, mas supre com louvor o que é necessário. Por outro lado, o torque diverte a cada semáforo que passa do vermelho para o verde. Sua força total vem antes mesmo das 2.000 rpm, e também garante boas ultrapassagens e retomadas.


A suspensão macia ajuda na cidade. Ao mesmo tempo em que se está na direção de um esportivo, sua mãe, por exemplo, não irá reclamar de carro duro se tiver que usar seu A3 para ir até o shopping.Opções de marcha também não irão faltar, e tudo isso potencializado pela dupla embreagem: há o modo drive, que pode ser usado de forma automática ou com trocas manuais na manopla do câmbio ou por borboletas. E tem ainda o modo S. É neste último, aliás, que se encontra uma das mais divertidas ferramentas do A3 Sport, o controle de largada.


Para acioná-lo, além de colocar o câmbio no modo S, é preciso desligar o controle de estabilidade e zerar o hodômetro parcial. A receita continua com o pé esquerdo sobre o freio e o direito no acelerador. O motor sobe a três mil giros e, no momento que você estiver pronto, é só tirar o pé do freio. Daí pra frente, viverá uma sensação de bastante adrenalina. Os pneus dianteiros entoam a sinfonia que avisa: um belo coice está por vir. A largada é impressionante e, garanto, é mais divertido do que qualquer parque de diversões. Se o A3 1.6 não tinha o charme do seu antecessor, o A3 Sport tem isso de sobra. Portanto, a brincadeira na Audi do Brasil começa em R$ 110 mil.

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