sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


• O livro do menino de madeira foi escrito em 1881 por Mario Collodi, Itália. No livro original, Pinóquio é um menino egoísta que intencionalmente mata seu companheiro grilo, esmagando-o com uma maleta. Ele também tem que aprender o caminho da responsabilidade de um modo mais difícil - ele chega a ser amarrado e a ter seus pés queimados.
• A produção de PINÓQUIO começou no ano de 1937, no qual BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES estreou e foi um tremendo sucesso. Além de ter recebido um prêmio especial da Academia, a grande aceitação do filme encorajou os artistas a continuarem com suas fórmulas de inovação na animação. Eles herdaram de BRANCA DE NEVE uma enorme confiança em seu trabalho, assim como um modo totalmente novo e refinado de animar seus personagens.
• Walt participou de todos os aspectos da produção, especialmente a história.
• Um problema enfrentado durante a produção era que os personagens de PINÓQUIO não tinham o mesmo charme e carisma dos personagens de BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, e que o protagonista não era forte o bastante para carregar a estória. Depois de seis meses, Walt resolveu parar a produção para resolver o problema. Ele percebeu que novos elementos tinham que ser adicionados antes que Pinóquio pudesse ganhar vida. Como resultado, surgiu o Grilo Falante, a consciência de Pinóquio que ajudaria a guiar o filme ao lado do boneco de madeira.
• Mesmo com essa solução, o personagem do Grilo ia ganhando cada vez mais destaque a medida que a estória progredia, sendo que a participação de Pinóquio acabava sendo reduzida apenas à algumas falas. Então, os cineastas decidiram que eles teriam que mostrar que Pinóquio era tão inocente como um bebê, e que tudo era uma experiência nova para ele, fazendo o Grilo lhe mostrar o que é certo e o que é errado, e dando seus conselhos de como ele deve se portar diante a certas situações.
• O design e animação de Pinóquio também foram um verdadeiro desafio aos seus animadores, Frank Thomas, Ollie Jhonston e Milt Kahl. Deveriam anima-lo como um boneco ou um menininho? Os primeiros esforços dos artistas tendiam a tratar Pinóquio como boneco, com a voz fina do ator Ted Sears como trilha. Mas Disney não ficou satisfeito com os resultados, fazendo o trio ir em frente com uma versão mais humana de Pinóquio (exceto, claro, nas cenas animadas por Frank Thomas, em que ele era realmente um boneco atado a fios).
• Oficialmente, PINÓQUIO é o primeiro animado onde foi contratado um escultor para esculpir as maquetes (pequenas estatuetas) dos personagens que serviriam de guia para os animadores. O artista e ex-titereiro Wah Ming Chang construiu um boneco de madeira para ajudar os artistas na desafiante tarefa de criar Pinóquio.
• O Grilo Falante era animado por Ward Kimball, Don Towsley e Wollie Reitherman, e o grupo deparou-se com um problema: como lidar com um personagem tão pequeno a não ser em closes? Os animadores contornaram a situação fazendo o personagem tão expansivo que parece maior do que seria na vida real. Grilo Falante foi o primeiro personagem Disney a falar diretamente com os espectadores. Este precedente abriu caminho para torná-lo um dos maiores porta-vozes, educadores e contadores de história, tanto na televisão quanto na mídia internacional.
• Antes de Walt batizá-lo com o nome de Grilo Falante (Jiminy Cricket), o termo em inglês era usado como uma exclamação de surpresa ou espanto. De acordo com o Oxford English Dictionary, o termo existe desde 1848. Em BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, lançado três anos antes de PINÓQUIO, os anões exclamam "Jiminy Cricket!" quando voltam pra casa e encontram as luzes acesas.
• Grande cuidado foi tomado quanto os layouts e desenhos para estabelecer a escala da baleia Monstro, e a animação foi cronometrada para faze-lo parecer grande, assim como pesado.
• O Stromboli do filme é um vilão muito mais forte que o do livro de Carlo Collodi. Na estória original, ele liberta Pinóquio e lhe dá cinco moedas de ouro para serem entregues á Gepeto quando chegasse em casa. O personagem foi animado pelo talentoso animador Vladimir "Bill" Tytla, que animaria outro vilão no próximo filme do estúdio, o demônio Chernabog de FANTASIA (1940).
• Mel Blanc, conhecido por sua performance como a voz do coelho Pernalonga, Patolino e de outros desenhos, foi empregado para desempenhar a voz de Gedeão, o gato. No entanto, foi decidido que Gedeão deveria ser mudo, assim, todos os diálogos de Blanc foram cortados, com a exceção de um único soluço.
• A atriz Evelyn Venable, que emprestou sua voz para a personagem da Fada Azul, também é conhecida por ser o modelo "real" para a marca comercial da Columbia Pictures.
• As seqüências a seguir foram cortadas do filme final:
- Uma extensão da cena da Ilha dos Prazeres;
- Geppetto contando para Pinóquio sobre seu avô, um velho carpinteiro;
- As cenas com a floresta pegando fogo, que foram utilizadas alguns anos mais tarde em BAMBI.
• Depois do grande sucesso de BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937), os animadores voltaram às suas pranchetas de desenho com alguns novos truques nas mangas. Um deles foi a liberdade de implicar que havia espaço fora da tela. Em filmes "normais", os personagens eram vistos pela metade nas bordas, eles entravam em cena, e a câmera pairava e fazia o zoom através de algum espaço adicional. PINÓQUIO literalmente quebrou o quadro, por exemplo, quando Pinóquio e seu pai são expelidos pelo forte espirro da baleia, eles são puxados de volta e depois, expelidos novamente. Há um sentido evidente de Monstro, a baleia, à direita, fora da tela.
• A câmera multiplano, criada para BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, teve seu uso muito mais expansivo em PINÓQUIO. Esta foi usada não apenas para dar a perspectiva de profundidade, mas também para 'entrar' cena adentro. Um exemplo é o amanhecer na vila de Gepeto: a câmera parece passar através dos desenhos mais distantes da cena, enquanto sinos tocam, pombos voam e as crianças correm na rua, até parar na porta da casa de Gepeto, com um close.
• Para BRANCA DE NEVE, os fundos foram pintados principalmente com pinceladas transparentes mas, no caso de Pinóquio, o pigmento opaco tornou-se de uso geral. Para as tomadas de multiplano, tudo menos a parte de baixo do cenário, foi pintado em vidro com tinta a óleo.
• Gustaf Tenggren, um renomado e premiado ilustrador, foi chamado à produção do filme para dar à este o estilo de um livro de estórias europeu, como que Walt desejava.
• Para compensar gastos como os extensivos usos da câmera multiplano, os técnicos da Disney criaram alguns truques simples que eram usados se não contribuíssem para reduzir a qualidade técnica do filme. Uma seqüência, por exemplo, mostra um barco a vapor cruzando uma extensão de mar calmo. Foi feita usando um único fotograma na qual o barco foi pintado contra um fundo, com efeitos de fumaça arrastando-se atrás dele e lentes de distorção sobre a água. Disney ficou imensamente orgulhoso dela porque era tão simples - não havia animação real envolvida - e tão efetiva a ponto de, na premiere do filme, ser recebida com uma salva de palmas.
• Segundo relatado por Álvaro de Moya em seu livro O Mundo Disney, BRANCA DE NEVE possibilitou um progresso mais seguro para Disney em seu segundo longa, PINÓQUIO. Os sistemas multiplanos foram usados integralmente nessa produção. A variedade de cores e tons, que chegavam a 8 mil matizes de verde, trouxe maior profundidade e as músicas levaram ao hino dos futuros parques e programas de TV. Uma única cena custou 45 mil dólares, o equivalente a 200 mil de hoje. Os técnicos puderam investir com maior segurança, pois sabiam que o resultado nas bilheterias cobriria novas experiências".
• Chuva de verdade foi incorporada em uma cena do filme.
• Alguns acreditam que Marilyn Monroe foi usada como base para criar a personagem Fada Azul, mas Monroe tinha apenas 14 anos de idade na época! Na verdade, Marjorie Belcher foi a modelo para a Fada Azul. Ela também havia sido a modelo para a animação de Branca de Neve.
• Espoleta, o menino ruivo que Pinóquio se torna amigo na Ilha dos Prazeres, se trata de uma caricatura do animador Fred Moore.
• O crítico de animação Charles Solomon ficou impressionado que Stromboli, animado por Vladimir Tytla, podia ser engraçado sem perder nada de seu ar ameaçador. Quando ele começa a rebolar dizendo "Cons-tan-ti-no-pla" ele é "realmente engraçado, mas logo depois ele fala sobre atirar Pinóquio no fogo. Yee-eek! Você acredita nele como sendo ambos bobo e assustador, e eu acho que todos sabemos que pessoas com um temperamento como esse podem explodir desse modo...".
• Para trazer mais este clássico Disney à vida, trabalharam no projeto mais de 750 artistas, incluindo animadores, artistas de layout, pintores de cenários, animadores de efeitos e responsáveis pela pintura de células de acetato, que produziram mais de 2 milhões de desenhos e cerca de 500 matizes de cor para a produção Technicolor. Cerca de 80 músicos fizeram parte da produção.
• Mesmo depois de PINÓQUIO, o Grilo Falante pôde desfrutar uma popularidade própria: virou o apresentador do longa COMO É BOM SE DIVERTIR (1947), assim como diversas aparições em programes de TV de Disney, como o Mickey Mouse Club. Não deixa de ser irônico que o personagem tão famoso na versão Disney, no livro não tinha nome e aparecia apenas em alguns capítulos, e ainda era esmagado por Pinóquio.
• Segundo Reitherman, um dos diretores de animação de PINÓQUIO, que anos depois viria a se tornar um dos mais famosos diretores de filmes Disney, se fosse produzido nos dias de hoje o filme custaria cerca de $50 ou $100 milhões. O filme custou $2,600,000 em 1940. "Nós estávamos acabando de sair de uma depressão e não havia muito dinheiro fluindo" ele acrescenta. "Ainda assim, nós gastamos cerca de dois milhões e meio de dólares no filme. Naqueles dias, estávamos desenhando por um salário semanal de $15 dólares - e era muito dinheiro."
• PINÓQUIO teve um orçamento tão alto que o filme perdeu dinheiro em sua estréia original. O alto orçamento se destacou pelo extensivo uso da câmera multiplano: apenas a cena em 3D da câmera pairando sobre a cidade (que dura meio minuto na tela) rendeu uma conta de U$25,000!
• Parte do fracasso de PINÓQUIO em sua bilheteria inicial foi o estouro da Segunda Guerra na Europa, sendo que cerca de 45% da renda de Disney vinha do exterior. O filme conseguiu se recuperar com os re-lançamentos ao longo dos anos, e hoje é um dos animados de maior sucesso do estúdio.
• PINÓQUIOé tido como o filme mais perfeito tecnicamente produzido por Walt Disney, pela complexidade das técnicas empregadas e seu perfeccionismo. Ironicamente, na época de seu lançamento, o filme foi considerado inferior a BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.
• PINÓQUIO ganhou dois Oscar® em 1941: Melhor Trilha Sonora e Melhor Música ("When You Wish Upon a Star").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.